quarta-feira, 7 de outubro de 2015

VISITANDO VELHOS AMIGOS...

Boa tarde, galera. A atividade consiste em analisar 3 posts de blogs de turmas anteriores e definir quais as suas contribuições para o estudo da Arquivologia.

                                                                  (autor desconhecido)

1º Post: Resposta ao desafio "SURPRISE" !! do grupo Arquivo Libertário
Blog: Movimente-se Brasil
Link: http://movimente-sebrasil.blogspot.com.br/2013/10/resposta-ao-desafio-surprise-do-grupo.html

Nesse post é apresentado um fluxograma da criação de um panfleto para debater a respeito do Estatuto do Nascituro. Eles utilizaram o Bizagi para realizar essa atividade. Mapear um processo é fundamental dentro da Arquivologia porque nos permite entender o trâmite do documento e assim avaliarmos a sua autenticidade.

2º Post: Atividade Individual "Fixando o Conteúdo" - Marcos Roberto Rodrigues de Araújo - 11/0016793
Blog: Arquivo de Som
Link: http://arquivodesomdtd.blogspot.com.br/2013/06/atividade-individual-marcos-roberto.html

O objetivo dessa postagem foi a fixação de conteúdo, mas especificamente o processo de microfilmagem. A relação desse post com a Arquivologia é evidente, pois o processo de reformatação através da microfilmagem é uma forma de ajudar a gerenciar melhor as massas documentais. A microfilmagem é uma técnica de substituição de suporte que se utiliza da micrografia. Com a sua utilização é possível preservar os documentos dos danos causados pelo manuseio, gerar a economia de espaço físico e facilitar o acesso aos documentos.  

3º Post: Modelo Tipológico
Blog: Formaturas UnB
Link: http://formaturasunb.blogspot.com.br/2013/02/modelo-tipologico.html

No post o grupo decide qual modelo tipológico é mais adequado para a análise dos seus documentos. Este post contribui para o estudo da Arquivologia porque nos mostra características dos modelos desenvolvidos pelo " Grupo de trabajo de archiveros municipales de Madrid" e por Luciana Duranti. A postagem nos mostra ainda que não existe um modelo ideal para todos os documentos, mas sim que devemos analisar qual ou quais modelos se adaptam melhor ao estilo dos seus documentos. 

Aluno: Lucas Oliveira Dias
Matrícula: 13/0122343



Nenhum comentário:

Postar um comentário