sexta-feira, 23 de outubro de 2015

DEBATE EM SALA

Fonte: arquivo pessoal do prof. André

Na última sexta-feira, ocorreu um treino muito proveitoso com o prof. André. Foram analisados os seguintes documentos: cartão postal, fotografia de embalagem no formato digital e folder. Então, vamos compartilhar com a nossa torcida as informações debatidas.

O cartão postal é uma espécie, sendo a dimensão constitutiva do formato e o conjunto de símbolos permitem a validação e a verificação da autenticidade. Assim, se tem a imagem (foto) e no verso a informação. Foi verificado que para ser cartão postal é preciso que se tenha um espaço para a mensagem e para o endereço e dados do correio. No entanto, como o cartão postal foi feito para divulgar o evento ele poderia ser considerado um cartão publicitário, sob forma de cartão postal, podendo ser denominado cartão postal publicitário como possibilidade de espécie.

Na imagem digital foi considerada a questão do formato de imagem JPEG. Foi recomendado que o formato seja o segundo elemento de análise, pois sua caracterização é melhor do que o gênero. Nessas reflexões considerou-se questões como a cadeia de custódia entendida como a permanência de inviolabilidade do conteúdo documental, e a microfilmagem a digitalização eletrônica realizadas de forma simultânea como garantia da originalidade. Também foram realizadas reflexões sobre os sinais de validação a partir dos metadados. Na fotografia da embalagem foi reconhecida sua originalidade pois era única e só existia no pen-drive e caso houvesse no computador um mesmo arquivo seria uma cópia. O gênero da fotografia de embalagem seria publicitário. Na análise do conteúdo foram consideradas as características da embalagem, a composição técnica prevista pela Anvisa, e aspectos da imagem dos produtos utilizados (maças e morangos) e quantitativos de água, açúcar e produtos existentes no suco. Portanto, é importante considerar as questões relativas a normatização. Esses diversos elementos possibilitam a identificação de falsificação. Além dessas questões considerou-se a função administrativa considerando a finalidade da foto de embalagem da caixa de suco.

No caso folder o formato seria folder, e o gênero textual imagético. É importante ressaltar a necessidade de definição do contexto e espécie em que os diversos documentos foram produzidos para a identificação do fundo. Assim, os folders e os cartões postais evidenciaram fazer parte de um projeto.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário