sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Sexta Feira de Revisão...


BLOG ANALISADO ARQUIVITAL

Como atividade desta sexta-feria, apresentamos a análise do blog Arquivital:


1 - Quais são os principais pontos aproveitáveis do blog em questão? Justifique.
Os pontos aproveitáveis observados por nós do referido blog, Arquivital, são como os documentos pessoais podem ser analisados de forma diplomática e tipologicamente observando os aspectos intrínsecos e extrínsecos e também sua autenticidade e veracidade. Mais especificamente o grupo aborda sobre a carteira de identidade e sua relações com a disciplina de Diplomática e nos apresenta de forma clara, relevante e eficiente o fluxo documental para a emissão de tal documento até o recolhimento, ou seja, guarda definitiva.

2 - Como está o blog no referente a sua usabilidade e adequação com as disciplinas de DTD e Permanente?
Pode ser observado no blog que as ferramentas de busca e as atividades estão bastante interativas e de acordo com as propostas apresentadas pela disciplina de Diplomática e Permanente. Há uma facilidade na navegação, possui um layout agradável aos visitantes, de fácil compreensão e localização das informações. Apresentam marcadores para fácil busca de assuntos tratados, possuem um campo de curiosidades sobre os documentos pessoais e uma aba sobre quem são. Faz citação aos blogs amigos e ao blog Mãe de diplomática e tipologia. Todo o blog mantém um padrão de identidade visual.

3 - O blog está mantendo essa mesma usabilidade e adequação no que se refere ao tema escolhido? Comente.
Sim, o Blog apresenta uma usabilidade e adequação no que se refere ao tema escolhido (documentos pessoais). O background faz referencia a carteira de identidade, que no caso é o documento principal abordado pelo grupo assim como o próprio nome do blog. O banner faz referencia a outros documentos pessoais como, Carteira de Identidade, Cartão de Pessoa Física (CPF) e Certidão de Nascimento. Além destes pontos tratados, um sinal de inovação observado por nós foi o Banner rotativo com as ultimas postagens do grupo.

 4 - Como está a abordagem do blog caso o público "leigo de arquivo" o visita-se?
A linguagem esta bem descontraída, o que facilita a compreensão, mas acreditamos que mesmo com a forma de linguagem utilizada seria difícil para um leigo compreender o conteúdo tratado, o blog serviria mais para estudantes da arquivologia e/ou graduados na área, pois as postagens estão diretamente relacionadas a assuntos tratados pela diplomática e tipologia documental assim como permanente, há um pouco de dificuldade para compreensão de alguns termos técnicos da área, além de alguns exercícios inseridos no contexto da disciplina.

5 - Deixe um comentário feedback geral para o Blog visitado.
Poderiam ser postadas mais curiosidades sobre o tema tratado pelo grupo. O blog em geral está acessível, bem estruturado com aspecto diferenciado e o conteúdo principalmente bem abordado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário