quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ANALISANDO OS BLOGS AMIGOS

(Autor desconhecido)

A atividade proposta foi escolher 3 post diferentes de blogs amigos das turmas passadas que pareça útil ao estudo da arquivologia. Como um bom atleta olímpico, decidi correr atrás de alguns posts antigos e interessantes, vejamos:

1º- "Classificando o Kit MCEByte"

Blog: "Diplomaticas Já"
Link: http://diplomaticasja.blogspot.com.br/2013/11/classificando-o-kit-mcebyte.html

Nesta atividade o Blog amigo,  “Diplomaticas Já”, classificou os documentos do Kit MCEByte de acordo com dois autores distintos, sendo eles: MEF e Madrid, cada qual com sua forma de classificação. Esta atividade foi de relevância para o aprendizado arquivistico, pois coloca a eles o desafio de classificar vários tipos de documentos dentro do kit MCE Byte de acordo com a visão diferenciada de cada um destes autores. Assim os integrantes do blog “Diplomaticas Já” poderiam associar o conteúdo aprendido em cada um dos textos de tal forma que consigam tirar suas próprias conclusões de qual foi a melhor forma e a mais eficiente de classificar.

2º- "Atividade em Grupo ( Fluxogramizando o Facebook)"
Blog: "Arquivo Proteico"
Link: http://arquivoproteico.blogspot.com.br/2013/10/atividade-em-grupo-fluxogramizando-o.html

Nesta atividade o Blog amigo, “Arquivo proteico”,  Fluxogramou o facebook. Fluxogramar uma rede social em que os membros do grupo estão em contato dia-a-dia é uma ótima forma de conseguir fixar o conteúdo e, além disto, aperfeiçoar suas técnicas de fluxogramação para no futuro entender como os arquivos tramitam nas áreas dentro da empresa.


3º- "Atividade surprise!"

Blog: "Sigilo Exposto"
Link: http://sigiloexposto.blogspot.com.br/2013/10/atividade-surprise.html#gpluscomments

Nesta atividade o Blog amigo, “Sigilo Exposto”, fez uma pergunta aos amigos dos outros blogs sobre os aspectos intrínsecos e extrínsecos de um documento de João Gourlart para que tais expliquem o que difere um atestado de óbito entre o Brasil e a Argentina. Esta questão foi interessante, pois podemos ver que um mesmo tipo de documento, com fins iguais, podem conter aspectos intrínsecos e extrínsecos diferentes. Isto acresce no aprendizado do grupo ao elaborar esta questão, pois é importante entender que um mesmo tipo de documentos podem ter aspectos intrínsecos e extrínsecos diferenciados sendo que uma mudança nestes pode

desqualificar sua autenticidade e veracidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário