quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ATLETA DO PRESENTE: REVISITANDO BLOGS VETERANOS


Disponível em: flickr
         
Hoje é o dia do meu programa favorito, Corujão do Esporte! Então, nada mal aproveitar a madrugada para acompanhar as novidades do esporte e cumprir mais uma maratona. Chegue mais e vamos juntos visitar 3 blogs veteranos para coletar informações relevantes ao estudo da Arquivologia.

Blog: FUTEBOL E DIPLOMÁTICA
Postagem: Conciliando as disciplinas
Disponível em: http://futebolediplomatica.blogspot.com.br/2015/05/conciliando-as-disciplinas.html



O time Futebol e Diplomática destaca a parceria das disciplinas Diplomática e Arquivo Permanente. Considero que o método utilizado nestas disciplinas permite maior interação e fixação dos conceitos apresentados em sala, sendo um modelo exitoso a ser adotado em outras matérias. Nesta postagem, o time detalhou os critérios de identificação de fundo de acordo com a proposta canadense. Sabemos que o princípio da proveniência (respeito aos fundos) é o princípio básico da arquivologia, por isso tão relevante a apresentação de elementos que permitam a identificação de fundos.

Blog: DIPLOMÁTICA NA COPA
Postagem: Glossário
Disponível em
http://diplomaticanacopa.blogspot.com.br/p/
glossario.html


Nesta postagem o grupo Diplomática na Copa apresentou o glossário das principais expressões registradas no blog. Bem interessante, pois destaca conceitos relacionados a arquivologia e ao mundo futebolístico. Assim, nos permite reforçar o conhecimento quanto alguns termos e definições da área e também possibilita ao leigo entender a terminologia utilizada.


Blog: FUTEBOL NA GAVETA
Postagem: Arquivos pessoais e as fronteiras da arquivologia 
Disponível em: 
http://futebol-na-gaveta.blogspot.com.br/2011/01/ arquivos-pessoais-e-as-fronteiras-da.html

O grupo Futebol na Gaveta abordou o texto do prof. Lopez (2003) que trata sobre arquivos pessoais e as fronteiras da arquivologia. O post destacou os diferentes contextos da imagem da torcida de futebol retratada no artigo. Isto reforça os conceitos estudados ao longo deste semestre quanto as funções e titularidades diversas do documento (imagem).

Espero que tenham se divertido neste passeio pelas arenas futebolísticas.

Atividade individual: Mariela Carvalho 13/0069426



Um comentário:

  1. link correto do post 3 (grupo Futebol na Gaveta): http://futebol-na-gaveta.blogspot.com.br/2011/01/arquivos-pessoais-e-as-fronteiras-da.html

    ResponderExcluir