quinta-feira, 8 de outubro de 2015

DE VOLTA AO PASSADO - VISITANDO OS BLOGS AMIGOS

A atividade envolve a análise de 3 posts de diferentes blogs das turmas dos anos anteriores que contribuíram para o estudo da Arquivologia.


Fonte: http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Shrek-e-Amigos/

1º Post: Resposta ao desafio da autenticidade e veracidade de um documento que estivesse no filme duplicity. O grupo escolheu a identidade funcional ou crachá de acesso dos funcionários. 


O grupo verificou aspectos como logomarca, setor do trabalho, foto do empregado, código do cartão funcional e dialogou com o texto de Duranti (1996, p.119) considerando a função do documento que no caso é o de identificação do funcionário. Na perspectiva da autenticidade o grupo abordou o chip como elemento dificultador de fraudes. O uso de tecnologias de apoio para assegurar autenticidade é um elemento  relevante para a arquivística.    

2º Post: Resposta ao MEF – Macroestrutura Funcional que tratou sobre as temáticas relacionadas a estrutura hierárquica do Plano de Classificação e as funções da Macroestrutura Funcional.  


Em sua resposta o grupo abordou o Plano de Classificação considerando a estrutura hierárquica a partir de três níveis em que o primeiro e segundo níveis estabelecem a função e a subfunção que por sua vez são obtidas na macroestrutura funcional (MEF) e o terceiro nível vinculados aos processos envolvidos no negócio. Quanto as funções da macroestrutura funcional destacou as funções de governanças, suporte, gestão de recursos, normativa, reguladora, fiscalizatória.  
A Macroestrutura Funcional (MEF) é importante  como apoio conceitual na feitura de Plano de Classificação, e portanto relevante para o estudo arquivístico. 

3º Post : modelos de tipologia documental de marcadores de páginas a partir dos modelos de análise de Carmen Cayetano, de Ayuntamiento de Zaragoza, e Madri.

  
O grupo analisou os aspectos internos (autor, data, escatocolo, pessoas, lugares, assuntos) e externos (gêneros, suporte, formato, forma, língua). O estudo de tipologias documentais e suas diversas variações como modelos de análise tipológica na arquivística são fundamentais para a gestão de arquivos.    

Aluno : Átila Vinicius de Carvalho Pessoa
Matrícula : 15/0071477



Nenhum comentário:

Postar um comentário