sexta-feira, 18 de setembro de 2015

DUPLICIDADE E ESPIONAGEM

                                                        Duplicity (Ton Gilroy/EUA/2009/125min), disponível em: hollywood


Nós da equipe de Diplomática Olímpica assistimos ao filme Duplicity (2009) na última sexta-feira. Após assistirmos foi proposto um desafio para os atletas: identificar três documentos presentes na narrativa do filme e responder as seguintes questões: Qual o contexto esses documentos estão inseridos? Quais os seus sinais de validação? Os documentos são autênticos? Os documentos são verídicos?

CARTA

Contexto: Recebido por de baixo da porta de seu apartamento com remetente para o personagem do filme “Ray Koval”.

Autenticidade: Autêntica, pois foi enviada por uma entidade competente e tem elementos que garantem  sua existência, como o carimbo do correio que veio em sua face.

Veracidade: É verídico, pois o conteúdo dentro desta é único. Não temos como saber se o conteúdo é verdadeiro, pois o filme não nos mostra, mas como foi tramitado de maneira correta, tem de ser considerado verídico independentemente do conteúdo da carta ser falso.

Validação: Válido, pois existe o carimbo dos correios em sua face.

CARTÃO DE MARKETING

Contexto: Entregue a “Ray Koval” pela própria dona do Cartão em uma mesa de bar.

Autenticidade: Autêntico pela marca da empresa que o fabricou impressa nele, mostrando assim ter sido fabricado por uma unidade competente.

Veracidade: Verídico pelas informações contidas nele serem condizentes com a pessoa que o entregou.

Validação: Valido, pois tem a marca da empresa que fabricou o cartão assim como a logo da empresa.

FOTO

Contexto: Entregue a “Claire” para mostrar, como prova, para a vitima do golpe e escutar sua versão da história no ato ocorrido dentro da empresa. 

Autenticidade: autêntica pela existência da própria imagem impressa no suporte.

Veracidade: Verídico pelo que a interpretação da própria imagem impressa no suporte trás, e essa foto ter sido tramitada de maneira correta independente ou não de ter sido alterada.


Validação: Válido pela própria imagem impressa no suporte.

Um comentário:

  1. Não compreenderam o contexto dos documentos no filme e por isso se equivocaram na análise de autenticidade e veracidade.

    ResponderExcluir