sexta-feira, 25 de setembro de 2015

DOCUMENTO MISTERIOSO


        O treinador prof. André Lopez lançou  o documento misterioso (abaixo) que precisaremos desvendá-lo. Então, vamos a mais uma atividade... 

      Disponível em: http://www.wikiwand.com/en/Keypunch
             
Cartão perfuração quadrado de 80 colunas da IBM que permitiu o armazenamento do dobro de informações do então modelo de perfuração redonda que possuíam colunas que variavam de 20 e 45. O padrão de armazenamento do cartão com perfuração quadrada Código Decimal Binário possibilitava a representação de 48 códigos de características distintas.

O Cartão IBM possui 80 colunas e 12 linhas, sendo que as duas linhas do topo do cartão são denominadas zonas (12,11,0).

Na zona (0) se representa letras e caracteres especiais. A representação das letras de A a Z ocorrem por meio de duas perfurações, uma na zona (12,11, ou 0) e outra na linha de 1 a 9). Portanto, as perfurações representa  posições codificados de letras, número e caracteres especiais. Feitas essas breves considerações é possível depreender que:

Como espécie documental: é um cartão de representação de Código Decimal Binário.

Autenticidade: sim, pois possui 80 colunas e 12 linhas com perfurações que remetem para representação de letras, números e caracteres especiais, como validadores, além do formato que evidencia ser um cartão IBM.

Os Sinais de Validação: são manifestos pela perfuração a esquerda que representam os números de 0 a 9 ; no centro que evidenciam letras de A a Z e no lado direito que dizem respeito a caracteres especiais.

Formato: retangular.


É um documento de arquivo: não é possível afirmar pela impossibilidade de verificação de seu conteúdo, além de estar descontextualizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário